fbpx

Parlamento Húngaro em Budapeste

Parlamento Húngaro em Budapeste

Parlamento Húngaro em Budapeste

Atualizado em 23 de dezembro de 2017

O Parlamento Húngaro (Országház), que fica em Budapeste, foi inspirado no Parlamento Britânico. Minha opinião é que a “inspiração” ficou ainda mais bonita que o original.

O prédio é lindíssimo (acredito que o mais bonito da cidade), seus lados são simétricos e com arquitetura neo-gótica. Tem 268 metros de comprimento, 96 metros de altura e 691 salas. A fachada é decorada com 90 estátuas, enquanto internamente as paredes são decoradas com 152 estátuas, sendo 16 de reis húngaros. Estima-se que 40 kg de ouro foram usados na decoração.

Parlamento Húngaro em Budapeste

O Parlamento tem 27 portas de entrada, 29 escadas e 13 elevadores. Aliás, pessoas que têm mobilidade reduzida podem utilizar o elevador durante a visita guiada, que dura uns cinquenta minutos.

Impressionante

Impressionante

 

Entrar no Parlamento Húngaro é quase como entrar no túnel do tempo. A riqueza de detalhes impressiona. Tudo é muito luxuoso, escadas banhadas a ouro, tapetes vermelhos, pisos de mármore, obras de arte, vitrais coloridos, estátuas.

Parlamento Húngaro em Budapeste

O guia vai contando um pouco da história do território húngaro durante a visita. A sala que mais me impressionou foi a Dome Hall (salão da cúpula), onde estão guardadas as joias da coroa, que são vigiadas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Rola até uma “mini” troca da guarda (infelizmente, fotos são proibidas no salão) . É no salão da cúpula que ficam as 16 estátuas dos reis húngaros. Tudo, aliás, é cheio de simbolismo. A altura da sala é 96 metros, em homenagem ao ano de fundação do que hoje chamados Hungria.

Detalhes

Detalhes

Parlamento Húngaro em Budapeste

O Parlamento Húngaro é visitado por 500 mil pessoas anualmente. O tour é feito apenas por algumas salas, até porque enquanto os turistas apreciam a “paisagem”, os deputados e demais funcionários têm que trabalhar.

Parlamento Húngaro em Budapeste

Adorei o passeio. Foi realmente incrível poder conhecer um parlamento por dentro. Ah, aproveito para deixar as seguintes dicas: 1) a poucos metros do Parlamento, andando pela margem do Danúbio, você verá o “memorial dos sapatos do Danúbio, em homenagem aos judeus. 2) As melhores fotos externas do Parlamento você consegue do outro lado do Danúbio, lá pelos lados do Bastião dos Pescadores. 

Parlamento Húngaro em Budapeste

Gostou? Veja então como comprar o ingresso do Parlamento Húngaro.