fbpx

O Oscar do automobilismo | Revista Carro

O Oscar do automobilismo

O Oscar do automobilismo

Os vencedores de 2012: tributo aos melhores das pistas

Amanhã é dia da premiação do tradicional Capacete de Ouro 2013! Considerado o ‘Oscar’ do automobilismo brasileiro, o Capacete de Ouro deverá contar com a presença de alguns pilotos, componentes de equipes e dirigentes que vieram ao país para o GP Brasil de Fórmula 1, e acompanharão o evento de premiação aos melhores do ano no WTC Teatro – localizado na Av. Nações Unidas, 12.551 – Brooklin Novo (São Paulo/SP) -, a partir das 20 horas do dia 20 de novembro.

Pelo 17º ano consecutivo os pilotos e navegadores brasileiros que correm no Brasil e no exterior, preparadores, patrocinadores, empresários do setor automobilístico, artistas e esportistas de outras modalidades estarão reunidos para a solenidade de reconhecimento aos melhores pilotos das categorias Top (Fórmula 1 e Fórmula Indy), Internacional Top, Internacional, Nacional, Stock Car, Mercedes-Benz Grand Challenge, Fórmula 3, Kart, Revelação e também os navegadores das modalidades Rali e Off Road.

O 17º Capacete de Ouro prestará várias homenagens, como ao jornalista e dirigente Wilson ‘Barão’ Fittipaldi, falecido recentemente, com a presença de seus filhos Emerson e Wilson Fittipaldi, e a lembrança póstuma ao jornalista Marcus Zamponi, que infelizmente não teve seus votos computados pela primeira vez na única premiação do automobilismo nacional. – Publicidade –

Outras homenagens serão ao esportista e empresário Eduardo Souza Ramos, e a Pedro Muffatto – o piloto mais velho em atividade -, por toda a sua obra e empreendedorismo no automobilismo.

Na ocasião será anunciada a nova categoria no automobilismo brasileiro, o Mercedes-Benz Challenge, expondo o novo CLA 45 AMG como principal estrela. 

A Pirelli vai comparecer com todo o staff da Stock Car e das principais categorias do Brasil, além da F1, e apresentará o vídeo com uma volta virtual em Interlagos, com detalhes do trabalho dos pneus de um Fórmula 1.

O evento terá transmissão ao vivo pelo Band Sports.

Apuração do resultado – Publicidade –

Para chegar ao nome dos vencedores, numa primeira fase de seleção, os três melhores de cada uma das 11 categorias do concurso foram selecionados pelo critério técnico do regulamento, presente nas últimas edições da revista Racing, que leva em consideração os resultados oficiais dos pilotos e navegadores em seus respectivos campeonatos. 

Numa segunda etapa, um júri composto por jornalistas especializados de todo o Brasil que costumam cobrir provas em autódromos, kartódromos e trilhas escolhem apenas um entre os três finalistas de cada categoria da maior premiação do automobilismo nacional. Aqueles que tiverem mais indicações receberão respectivamente o Capacete de Ouro, Prata e Bronze. 

Os premiados serão revelados somente na solenidade realizada pela Revista RACING, da editora Motorpress Brasil, com patrocínio de Pirelli e apoio da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). 

Os finalistas do Capacete de Ouro 2013 são:

CATEGORIA TOP Helio Castroneves Felipe Massa Tony Kanaan

CATEGORIA INTERNACIONAL TOP Felipe Nasr Miguel Paludo Augusto Farfus Jr.

CATEGORIA INTERNACIONAL Bruno Bonifácio Rafael Suzuki Felipe Guimarães

CATEGORIA STOCK CAR Daniel Serra Ricardo Maurício Thiago Camilo

CATEGORIA FÓRMULA 3 Felipe Guimarães Raphael Raucci Artur Fortunato

CATEGORIA MERCEDES-BENZ GC Márcio Campos Neto de Nigris Rubens Tilkian

CATEGORIA NACIONAL Ricardo Rosset Ricardo Baptista Ricardo Maurício

CATEGORIA RALI Ulysses Bertholdo/Marcelo Dalmut Ilo Diehl/Eduardo Soneca Fábio Dall Agnol/Gabriel Morales

CATEGORIA OFF ROAD Cristian Baumgart/Alberto Andreotti Kléver Kolberg/Flávio França João Cardoso/Sidinei Broering

CATEGORIA KART Pedro Cardoso André Nicastro Danilo Dirani

CATEGORIA REVELAÇÃO Felipe Baptista Paulo Coelho Lucca Croce