fbpx

Honda cheia de novidades! | Revista Carro

Honda cheia de novidades!

Honda cheia de novidades!

Novo Civic Type R contará com o inédito 2.0 turbo com cerca de 280 cv

A Honda realiza nesta semana no Japão o Honda Meeting 2013, evento anual no qual a fabricante apresenta as tecnologias mais recentes desenvolvidas por sua equipe de pesquisa e que chegarão aos seus automóveis em breve. O Carro Online é um dos convidados para a mostra e traz um resumo das novidades:

Motores

Na área de propulsão a novidade mais importante, incluindo o mercado brasileiro, diz respeito aos novos motores turbo da marca, uma necessidade para atender à normas de emissões de poluente cada vez mais rígidas. – Publicidade –

Ao longo dos próximos anos, a Honda passará a introduzir em sua linha de veículos os propulsores 1.0 tricilíndrico, com potência em torno de 120 cv; o 1.5, que deverá entregar em torno de 180 cv; além do 2.0 de 280 cv. Os dois últimos contam com blocos 4 cilindros.

Além do turbocompressor, seus projetos contemplam injeção direta de combustível e sistema de comando de válvulas variável para oferecer um elevado nível de eficiência. A marca, contudo, ainda não antecipa quando e em quais modelos eles farão sua estreia.

Apesar disso, nós tivemos a oportunidade de conferir na pista de testes da Honda em Tochigi algumas unidades do Civic hatch e do Civic Type R com esses novos motores (confira, em breve, nossas impressões ao dirigir os modelos).

Transmissão

Entre as inovações envolvendo sistemas de transmissão, a Honda também surpreendeu ao anunciar suas primeiras caixas de dupla embreagem com 7 ou 8 marchas, que podem ser aplicadas em veículos com propulsão convencional ou híbrida. – Publicidade –

Tecnicamente avançadas, as duas opções contam com conversor de torque para aprimorar o uso da potência e torque gerados pelo motor. Além delas, a Honda também exibe seu câmbio CVT (relações continuamente variáveis) também com conversor de torque para o mesmo fim. 

Chassi

Para ajudar na economia de combustível e redução de emissão de poluentes, aliviar o peso dos veículos é um importante aliado. Para tanto, a Honda investirá em uma nova estrutura para a carroceria de alguns modelos na qual o assoalho é feito com CFRP (polímero reforçado com fibra de carbono). Segundo dados da marca, a novidade permitirá reduzir o peso do carro em cerca de 30% com um ganho de 40% em aceleração e 20% na economia de combustível. Além disso, o assoalho em CFRP confere ao modelo maior rigidez torcional e melhor desempenho na absorção de impacto em colisões. 

Sistemas de direção autônoma

Seguindo no Honda Meeting 2013, a marca preparou uma versão mais recente do Accord híbrido com seu sistema mais recente de direção autônoma.

A fabricante tem como meta oferecer em 2020 um modelo capaz de evitar todo tipo de acidente, sendo que grande parte da tecnologia que tornará isso possível é oriunda de sistemas derivados de sua pesquisa em automóveis capazes de se deslocar sem a intervenção do motorista.

Honda investirá em sistemas de direção autônoma

O Accord em questão, por exemplo, é capaz de dirigir sem qualquer colaboração humana. Ele faz curvas em esquinas sem problemas e é capaz de identificar pedestres e motos, mesmo em movimento, e parar para ambos. Tudo isso em uma velocidade compatível com a via. 

Além disso, ele monitora a presença de outros veículos no caminho e conta com uma série de sensores para realizar a manobra de desvio com segurança. Se outro veículo se aproxima pelo lado, por exemplo, ele espera o mesmo passar para então desviar do obstáculo. Tudo isso sozinho.

Os sistemas, contudo, dependem da infra-estrutura do sistema DSRC (Dedicated Short Range Communications), WiFi, dentre outros, para operar. Por isso, ele ainda levará bem mais tempo para chegar às ruas do que tudo o que foi mostrado. Além disso, sequer as legislações de trânsito ao redor do mundo estão preparadas para lidar com essa tecnologia. Vamos acompanhar.