fbpx

Atos de Gentileza – Blog Preciso Viajar

Atos de Gentileza   Blog Preciso Viajar

Atos de Gentileza Blog Preciso Viajar

Atualizado em 23 de dezembro de 2017

Se alguém já se deu ao trabalho de ler o tópico “sobre a autora” aqui no blog já percebeu que eu sou muito fã da Amélie. Quem? Amélie Poulain, personagem de um filme que leva o mesmo nome. Para quem caiu no planeta Terra hoje, o filme é francês e de 2001. Amélie é o que costumo chamar de anjo moderno. Quando menina, foi privada de conviver com outras crianças. Ficou órfã de mãe ainda criança e foi criada por um pai esquisito e que não sabia demonstrar sentimentos. Nos dias atuais – e na vida real -, uma criança como Amélie tinha tudo para ter um futuro como o da Christiane F., mas ficção é ficção.

Bom, num certo dia, Amélie encontra uma caixa com brinquedos muito antiga em seu apartamento e resolve procurar o dono e devolver a ele o seu “tesouro”. E, quando ela alcança seu objetivo e vê a felicidade que proporcionou a uma pessoa, decide que sua nova meta de vida será a de ajudar pessoas por meio de pequenos gestos e atitudes, além é claro de curtir os pequenos prazeres da vida.

gentileza

Por mais que você tenha achado a história bobinha, já adianto que o filme vale a pena mesmo que você deixe no mudo e fique só observando a fotografia. Uma das melhores que já vi até hoje. Abre parênteses – por essas e outras que amo o cinema europeu.

Peço desculpas pela longa introdução, mas se eu não explicasse quem era a Amélie esse post não teria sentido. Ano passado, uma amiga minha teve seus 5 minutos de Amélie e achei a ideia fantástica. Em vez de comemorar o seu aniversário de 26 anos no formato padrão, ela decidiu fazer 26 atos aleatórios de gentileza. Vale a pena ler a explicação aqui No Mundo da Mari. As ações incluíram mandar flores para os colegas de trabalho, presente para a mãe, pizza para o posto policial, carta para os vizinhos, vale presente para estranhos, entre outras coisas bem legais.

E, desde então, venho pensando que faltam Amélies no mundo, embora eu tenha conhecido duas durante minha volta ao mundo. Na maioria das vezes, só reclamamos e não fazemos nada, absolutamente nada para mudar a situação. E, muitas vezes, bastava um pequeno gesto.

Bom, meu aniversário está chegando e ainda não sei se conseguirei organizar algo assim tão legal, mas já decidi algumas coisinhas para 2014.

Atos de Gentileza

1 – Puxar papo pelo menos uma vez por dia com algum amigo

A verdade é que sou péssima nessa história de manter qualquer tipo de relacionamento. Não é porque sou fria, é porque realmente sou muito desligada. Tenho amizades de 20 anos e que só duram até hoje, porque essas pessoas perceberam que esse é o meu jeito. Então, desde que o ano começou, tenho puxado pelo menos um papo por dia com algum amigo.

2 – Convencer mais pessoas a viajarem

Sei que é meio redundante, afinal tenho um blog de viagens, mas o objetivo é realmente provar por a + b que viajar é algo que todo mundo pode fazer. Então, aguardem mais posts “motivacionais” nesse sentido.

3 – Mandar mais cartões postais

Já disse aqui que adoro receber postais, mas ao mesmo tempo lembrei que também não tenho mandado muitos. Então, a partir de agora, decidi que vou mandar mais postais. Aliás, se você quer receber um postal, deixe um comentário aqui nesse post. Depois, entro em contato com você, pego o endereço e mando. Obs – oferta limitada para as 10 primeiras pessoas que comentarem. Update: 10 pessoas já pediram o postal, mas prometo que daqui uns meses abro novamente a oferta.

4 – Dar mais presentes

Entrei numa vibe bem deprê em 2013 depois que dei um presente que eu considerava ultra, mega, legal para uma pessoa e a pessoa foi incapaz de agradecer, mas decidi que isso não pode me afetar. Vou dar mais presentes em 2014, sem esperar nada em troca.

5 – Mais paciência nos comentários

Confesso que não ando aprovando muitos comentários. Na verdade, está me faltando paciência para responder pela enésima vez a mesma coisa. Muitas vezes, aliás, a tal pergunta já está respondida no próprio post, mas a preguiça de certos leitores impera. No entanto, prometi ter um pouquinho mais de paciência e voltar a responder todos os comentários.

6 – Mais paciência com as pessoas que me pedem para trazer só uma “coisinha” quando viajo

Confesso que ano passado eu só informava que estava indo viajar para fora do país quando já tinha voltado. Isso para evitar os pedidos de sempre de “só me traz um perfume do Duty Free”. Mas, esse ano farei diferente e darei uma chance. Só que no primeiro pedido de “me traz um iphone 5s”, a pessoa ficará banida da minha lista.

7 – Curtir mais as coisas “grátis” da vida

Eu já faço isso quase que diariamente com o pôr do sol e agora (com muita dificuldade) tenho tentado fazer com o nascer do sol.

8 – Compartilhar mais posts de amigos

Acompanho alguns blogs e tenho muitos amigos blogueiros, mas ultimamente não tenho compartilhado muitas coisas. Então, é hora de fazer diferente em 2014 e espalhar mais textos bons por aí.

9 – Não participar de mais nenhum concurso

Também é um ato de gentileza, porque sei que fui a “pentelha” no ano passado pedindo votos dos leitores. Participei de dois concursos e perdi os dois. Quer dizer…

10 – Mais sorrisos, mais obrigada, mais por favor, mais amor!

Dispensa explicação.

E você? Qual ato de gentileza pretende espalhar pelo mundo?