fbpx

Monte Everest é mais alto, concluem China e Nepal – Planeta

Monte Everest é mais alto, concluem China e Nepal   Planeta

Monte Everest é mais alto, concluem China e Nepal Planeta

Monte Everest: altitude um pouco maior que a conhecida. Crédito: Mount_Everest_as_seen_from_Drukair2.jpg: shrimpo1967/Papa Lima Whiskey 2/Wikimedia

O Monte Everest, o pico mais alto do mundo, localizado na fronteira entre Nepal e China, tinha duas alturas oficiais registradas – mas agora se chegou a um número único, de acordo com o jornal britânico “The Guardian”. Para os nepaleses, baseados em um levantamento feito pela Índia em 1954, a montanha media 8.848 metros, somada a neve acumulada em seu pico. Já os chineses fizeram uma medição em 2005 que resultou em 8.844,43 metros, cerca de 3,7 metros a menos do que defendiam os nepaleses.

A pressão chinesa levou cada país a organizar uma expedição de topógrafos ao cume da montanha. A ideia, segundo os nepaleses, era “esclarecer as coisas de uma vez por todas”.

GPS e trigonometria

China e Nepal enviaram equipes para escalar a montanha usando GPS e trigonometria a fim de fazer os cálculos finais. O primeiro grupo de nepaleses escalou a montanha ainda no ano passado. Os chineses enviaram sua expedição na primavera deste ano, antes de os dois países decidirem fechar a montanha por conta da pandemia de covid-19.

“Depois que o farol do topógrafo foi colocado no cume, os topógrafos das estações ao redor do topo mediram a distância dos seis pontos até o farol, o que significa que pelo menos seis triângulos poderiam ser calculados para determinar a altura da montanha”, disse Jiang Tao, pesquisador associado na academia chinesa de levantamento e mapeamento, ao jornal estatal “China Daily”.

Feitos os cálculos, os dois países concordaram que a altura oficial é de 8.848,86 metros – um pouco mais do que seus cálculos anteriores.

O anúncio do resultado foi feito pelos ministros das Relações Exteriores dos dois países – Pradeep Kumar Gyawali, do Nepal, e Wang Yi, da China – por meio de videochamada. O Everest é um “símbolo eterno da (…) amizade entre o Nepal e a China”, disse Gyawali na ocasião.

Mas a nova marca é considerada temporária. A região é fortemente sujeita ao tectonismo terrestre. Há cinco anos, montanhistas haviam sugerido que um terremoto de magnitude 7,8, que matou quase 9 mil pessoas no Nepal, poderia ter mudado a altura do Everest.

Veja também

+ Invasão de vespas assassinas aumenta tensão com 2020 nos EUA + Anticoagulante reduz em 70% infecção de células pelo coronavírus + Assintomáticos: 5 dúvidas sobre quem pega o vírus e não tem sintomas + 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança