fbpx

História do PlayStation – Evolução do console do PSone até o PS5 – Hora 7 – R7 Segredos do Mundo

História do PlayStation – Evolução do console do PSone até o PS5   Hora 7   R7 Segredos do Mundo

História do PlayStation – Evolução do console do PSone até o PS5 Hora 7 R7 Segredos do Mundo

Em 3 de dezembro de 1994, a história do PlayStation começou oficialmente para os gamers. Na ocasião, a Sony lançou a primeira versão do console – o PSone – no Japão. O grande diferencial eram os gráficos superiores ao dos consoles anterior e a transição dos cartuchos para os CDs.

A partir daí, então, a Sony deu início a uma dinastia que trouxe uma série de mudanças e inovações para o mundos dos games. Com cinco versões numeradas oficiais (além de duas portáteis e uma série de extras), o PlayStation é um dos principais produtos de entretenimento do mercado e ainda hoje é motivo de destaque.

Ao todo, são mais de 550 milhões de cópias vendidas entre as diferentes versões do console, em mais de duas décadas de história.

Origem e Nintendo

História do PlayStation - evolução do console do PSone até o PS5

História do PlayStation – evolução do console do PSone até o PS5

Segredos do Mundo Nintendo Life

A princípio, a história do PlayStation começou numa inciativa conjunta entre Sony e Nintendo. Apesar de hoje serem rivais de mercado, as duas já tinham uma parceria no mundo dos games (com a produção do chip de som SPIC-700, para o SNES) e queriam levar isso a um novo patamar.

Dessa maneira, as empresas desenvolveram o conceito do Nintendo Play Station, um console similar ao SNES, mas capaz de ler CDs. O conceito chegou a sair do papel e algumas unidades foram produzidas para envio aos desenvolvedores de jogos, em 1991, mas houveram mudanças de planos.

Logo após a realização da primeira demonstração do console, a Nintendo decidiu encerrar a parceria e firmar um novo contrato com a Phillips. Sendo assim, a Sony foi descartada e decidiu dar início a seu próprio projeto.

PlayStation (PSone)

História do PlayStation - evolução do console do PSone até o PS5

História do PlayStation – evolução do console do PSone até o PS5

Segredos do Mundo GameSpot

Separada da Nintendo, a Sony deu início ao desenvolvimento de seu primeiro console original. Conhecido como PSX ou PSone (PS1, no Brasil), o primeiro PlayStation foi lançado em 3 de dezembro de 1994, no Japão.

O lançamento no Ocidente aconteceu só no ano seguinte, mas isso não foi um problema para as vendas. Isso porque o principal rival de mercado, o Nintendo 64, foi lançado somente no ano seguinte. Dessa maneira, mesmo que não tivesse jogos tão chamativos no lançamento, o PSone teve um ano de vantagem de mercado e as vendas superaram as metas da empresa.

Além da troca de cartuchos por CDs, o console também trazia o conceito dos Memory Cards e controles com Dual Stick. Ainda que tenha sido transformado ao longo dos anos, o design do controle original ainda pode ser percebido como inspiração para os novos modelos.

Seis anos após o lançamento, o PSone ganhou uma nova versão, menor e como mais processamento gráfico.

PlayStation 2 (PS2)

História do PlayStation - evolução do console do PSone até o PS5

História do PlayStation – evolução do console do PSone até o PS5

Segredos do Mundo GameSpot

Com o sucesso do PSone, a Sony preparou uma verdadeira revolução para o sucessor do console. As transformações preparadas para o PlayStation 2 foram tão eficazes que ainda hoje ele é o console mais vendido de todos os tempos, com mais de 155 milhões de unidades vendidas.

O principal diferencial dessa nova geração era a substituição dos CDs por DVDs e o investimento em jogos exclusivos. Foi assim, por exemplo, que o console garantiu o lançamento de franquias como Gran Turismo, Tomb Raider e Final Fantasy (antes lançada nos consoles Nintendo).

Além disso, o console foi um verdadeiro sucesso em países com um forte mercado alternativo pirata. Em razão da facilidade de destravamento e gravação de DVDs com cópias de jogos – alguns discos eram vendidos a menos de R$ 10 – o console se tornou extremamente em mercados emergentes como México, Índia, China e Brasil.

Seguindo os moldes da primeira versão, o PS2 também ganhou uma repaginada. Em 2004, foi lançada a versão Slim, com suporte para cabo de rede e menos ruídos.

PlayStation 3 (PS3)

História do PlayStation - evolução do console do PSone até o PS5

História do PlayStation – evolução do console do PSone até o PS5

Segredos do Mundo GameSpot

O PlayStation 3 chegou ao mercado em 2006, com uma nova promessa de revolução: a chegada do serviço online (e gratuito) para os jogadores. Além disso, inspirado no sucesso do PS2 como reprodutor de DVDs, o PS3 foi produzido como um verdadeiro centro multimídia para famílias.

Dessa vez, no entanto, os aparelhos reproduziam discos Blu-ray, e não mais DVDs. Ainda que fosse um avanço tecnológico importante, isso fez com que o console fosse o mais caro do mercado (US$ 400, no lançamento).

Agora disputando mercado com a Microsoft, que lançava o Xbox 360, a Sony investiu ainda mais pesado nos exclusivos. A estratégia provou-se um sucesso e o console foi o mais vendido do mundo, na geração. Por outro lado, o PlayStation 3 não foi líder de mercado nem no Japão (onde perdeu para o Wii), nem nos EUA (onde perdeu para Wii e Xbox 360).

Pela primeira vez na história do PlayStation, o console principal ganhou não só uma versão nova, mas duas. Em 2009, a versão Slim foi lançada com cerca de um terço do tamanho e menos ruídos. Três anos mais tarde, uma segunda versão, chamada Super Slim, chegou ao mercado.

PlayStation 4 (PS4)

História do PlayStation - evolução do console do PSone até o PS5

História do PlayStation – evolução do console do PSone até o PS5

Segredos do Mundo GameSpot

Diferente das versões anteriores, o PlayStation 4 não trouxe uma mudança de mídia na troca de gerações. O disco Blu-ray continuou a ser utilizado, com a adição do armazenamento de jogos no HD do console.

Os modelos tinham capacidade de 500 Gb e suportavam jogos comprados e baixados na internet, por meio da PlayStation Store. Dessa maneira, era possível acessar os jogos sem a necessidade de um disco.

O processamento do console também evoluiu, permitindo a realização de multitarefas simultâneas, sem a interrupção de jogos para isso.

Ainda pensando na presença online, o controle do PS4 ganhou o botão Share. Com ele, é possível compartilhar fotos e vídeos do jogo nas redes sociais, diretamente da tela de jogo.

O PS4 também ganhou duas versões repaginadas nos anos seguintes ao lançamento. A primeira delas foi a versão slim, menor e mais leve. Mais tarde, em 2016, foi lançado o PS4 Pro com o dobro de performance gráfica do PS4 original.

PlayStation 5 (PS5)

História do PlayStation - evolução do console do PSone até o PS5

História do PlayStation – evolução do console do PSone até o PS5

Segredos do Mundo tom’s guide

Em 2020, a história do PlayStation ganhou um novo capítulo com o lançamento de mais um sucessor. O PlayStation 5 chegou ao mercado prometendo uma revolução gráfica. Isso porque o novo console é capaz de reproduzir jogos em resolução 4K, HDR com até 120 quadros por segundo. Caso o jogo permita a extrapolação gráfica, também é possível atingir uma resolução 8K.

Além disso, o novo console tem armazenamento em SSD, o que oferece um carregamento de jogos e aplicativos com muito mais velocidade.

O PS5 também conta com tecnologia de retrocompatibilidade, o que garante o acesso à praticamente toda a biblioteca do PS4. O controle também ganhou novas modificações, incluindo novidades como microfone integrado, feedback tátil imersivo e gatilhos dinâmicos e adaptáveis.

Portáteis da Sony

História do PlayStation - evolução do console do PSone até o PS5

História do PlayStation – evolução do console do PSone até o PS5

Segredos do Mundo Pinterest

A história do PlayStation também conta com lançamentos de consoles portáteis. O PlayStation Portable (PSP) foi o mais popular deles, lançado em 2004 no Japão (e um ano mais tarde, no mercado ocidental). Ao todo, foram cinco modelos de PSP lançados.

Além de permitir o acesso a jogos, o console portátil também garantia acesso a outros tipos de entretenimento, incluindo ver séries e filmes, ouvir músicas e navegar na internet. A evolução do PSP chegou a permitir até mesmo o acesso a jogos de PS3, com a tecnologia Remote Play.

Em 2011, a Sony lançou seu último modelo de console portátil, o PS Vita. Apesar do sucesso do PSP, o Vita não conseguiu atingir os fãs como a empresa esperava.

Ao todo, foram quase 1.500 jogos lançados para o Vita num espaço de sete anos de suporte. Assim como no PSP, o Vita contava com Remote Play, garantindo acesso a jogos do PS3 e PS4.

Fontes: TechTudo, Olhar Digital, TecnoBlog

Imagens: GameSpot, Nintendo Life, Pinterest, tom’s guide, Push Square

Essa matéria História do PlayStation – Evolução do console do PSone até o PS5 foi criada pelo site Segredos do Mundo.