fbpx

Emoção para cegos: Teatro dos Sentidos completa hoje 14 anos de sensibilidade – Só Notícia Boa

Emoção para cegos: Teatro dos Sentidos completa hoje 14 anos de sensibilidade   Só Notícia Boa

Emoção para cegos: Teatro dos Sentidos completa hoje 14 anos de sensibilidade Só Notícia Boa

teatro_sentidos_1|teatro_copyteatro_sentidos_1|teatro_copy

 

Imagine-se com os olhos vendados, durante uma peça de teatro, tentando entender a história contada no palco pelos atores…

teatro_copy

Não. Não precisa mais imaginar. O “Teatro dos Sentidos” faz isso há 14 anos. Leva a emoção do teatro para pessoas que tem deficiência visual. Como? Os atores provocam os sentidos da platéia cega. Usam o tato, o olfato, o paladar, a audição, e a emoção para contar as histórias e aguçar a imaginação. Enquanto ouve o texto, o deficiente começa a sentir o cheiro de algo que é falado, o vento da floresta feito com ventilador, o gosto do chocolate que o personagem deu para a pretendente, o barulho do trem que levou embora o amor da donzela… E mesmo sem a visão, o espectador experimenta detalhes e sensações para compreender totalmente a peça encenada. A fantasia estilumada por outros sentidos. Entenda melhor nessa reportagem exibida na TV Globo, sobre a peça Pluft o Fantasminha, de Maria Clara Machado, que foi premiada na França.

 O Teatro dos Sentidos nasceu de uma pesquisa da professora e diretora teatral Paula Wenke, que, em 1997, começou a montar os espetáculos com seus alunos na Casa da Gávea, no Rio de Janeiro, e a adaptar os textos para estimular os outros sentidos dos cegos.Um trabalho magnífico de sensibilidade e amor ao próximo, que completa hoje 14 anos de vida.Parabéns galera!!! Vocês fazem a diferença!Contato:Vinício Aguiar: [email protected]