Muita chuva sobre a capitais da Região Sudeste
Áreas de instabilidade que estão sobre a Região Sudeste do Brasil provocaram muita chuva sobre São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Os volumes acumulados em 24 horas superaram os 60 mm na capital de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
Frente fria muda o tempo no Brasil nesta semana
Alerta para temporais no Sul do Brasil
Ciclone se forma próximo ao Sudeste do Brasil
Onda de frio vai provocar geada no Sul em plena primavera
Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a região da Pampulha, em Belo Horizonte, acumulou 61,6 mm entre 2 horas da madrugada de ontem e 2 horas da madrugada desta quinta-feira. Isto corresponde a aproximadamente 25% da média de chuva para Belo Horizonte em novembro, que é de quase 240 mm. A região de Ibirité acumulou 85,8 m no mesmo período.
Já a região de Duque de Caxias/ Xerém, no Grande Rio, acumulou 55,8 mm de chuva entre 2 horas da madrugada de ontem e 2 horas da madrugada de hoje.
Pela medição do Alerta Rio/ Prefeitura do Rio de Janeiro choveu 72mm na Rocinha, 43,0 em Irajá, 60,4 mm na Barra/Barrinha, 54,4 mm no Jardim botânico, 43,6 mm em Anchieta, 49,8 mm no Alto da Boa Vista.
A região da cidade de São Paulo também a voltou a ter chuva forte na noite de ontem e na madrugada desta quinta-feira. Entre 2 horas da manhã de ontem e 2 horas da madrugada desta quinta-feira, o CGE registrou 40,6 mm no Itaim Paulista, 39,0 mm em cidade Ademar, 36,4mm na vila Maria, 33,8 mm em São Miguel Paulista.
O Instituto Nacional de meteorologia registrou 29,6 mm nesse período na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista.
Esta quinta-feira, 19 de novembro, é de alerta para chuva bastante volumosa nas quatro capitais da Região Sudeste. É grande o potencial para alagamentos e outros transtornos causados pela chuva volumosa.
Durante esta quinta-feira, uma área de baixa pressão atmosférica, que é um sistema que intensifica as áreas de instabilidade, ajudando a formar mais nuvens carregadas, se desloca sobre a Região Sudeste do Brasil. À noite, esta área de baixa pressão deve alcançar o oceano, na altura do litoral do Rio de janeiro e do Espírito Santo. Isso vai fazer com que a chuva ganhe força sobre o Espírito Santo, incluindo a região de Vitória.
O feriado da sexta-feira, 20 de novembro, será marcado por céu nublado e chuva em todas as capitais da Região Sudeste. Durante o fim de semana, a chuva diminui e o sol reaparece sobre São Paulo, mas a temperatura não vai subir muito.
Já para o Rio de janeiro, Belo Horizonte e Vitória, a previsão é de um fim de semana com pancadas de chuva e períodos de sol, ainda com risco de chuva moderada a forte.
Previsão Brasil – Chuva volumosa no Sudeste e Nordeste do país