fbpx

Terra transmite maior evento mundial sobre equidade de raças

Terra transmite maior evento mundial sobre equidade de raças

Terra transmite maior evento mundial sobre equidade de raças

Neste ano, o Fórum Brasil Diverso, pioneiro no Brasil em reunir, empresas e especialistas em igualdade de raça e de gênero, terá uma programação com maior participação internacional. Por causa da pandemia da covid-19, o evento será online e contará com três participantes do exterior. Tomás Flier (Google), Judith Williams (SAP) e Lisa Ross (Edelman), ao lado de outros 11 convidados do Brasil, tratarão dos maiores avanços nas áreas de inclusão e diversidade no mundo. O evento, que acontece nos dias 10 e 11 de novembro, terá transmissão ao vivo pelo portal Terra.

saiba mais

Judith Williams (SAP) será uma das palestrantes do Brasil Diverso 2020 Judith Williams (SAP) será uma das palestrantes do Brasil Diverso 2020 Foto: Divulgação

 “As ações afirmativas têm ganhado muito impulso mundo afora, principalmente após o assassinato de George Floyd, passando a ser um tema global, e nesta perspectiva, o Fórum Brasil Diverso 2020 ganha também uma dimensão internacional, principalmente pela diversidade racial brasileira e o exemplo que podemos dar para o mundo”, comentou Mauricio Pestana, coordenador do Fórum.

Desde 2014, o evento atua para disseminar a importância da diversidade na composição das equipes e nas carreiras executivas das companhias. Estudos mostram que a presença de pretos e pretas em cargos com poder de decisão não chega a 5% no Brasil, mesmo o país tendo 56% da população preta ou parda. Os CEOs pretos nas companhias globais não chegam a 3%.

 Quando foi criado, o Fórum Brasil Diverso recebeu o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Prefeitura de São Paulo. A partir de 2017, empresas privadas têm sido as principais apoiadoras e participantes do evento.

 Nesta edição, o Fórum irá debater  a ausência de negros nos cargos de liderança nas empresas, com base no tema “Diversidade no Topo da Liderança”. A expectativa é gerar insights que levem a caminhos e soluções para mudar o cenário atual.

 “O Fórum tem sido vanguarda. Várias empresas começaram a discutir e pensar a questão da diversidade, principalmente étnico-racial, após participarem do Fórum Brasil Diverso,” lembra Pestana.

Para Nádia Rampi, diretora Estatutária Adjunta da Fundação Dom Cabral e Centro Social Cardeal Dom Serafim  a “diversidade e inclusão são temas que entraram na agenda pública global. A Fundação Dom Cabral considera fundamental a realização de Fóruns como este para mobilizar lideranças e organizações sobre a sua responsabilidade para as mudanças que precisamos ver no Brasil e no mundo. A desigualdade social no Brasil tem cor e tem gênero e as políticas de equidade racial nas organizações são essenciais para acelerar o processo de inclusão social no nosso país”, ressalta.

Veja abaixo a lista de convidados do Fórum Brasil Diverso 2020:

– Lisa Ross, atual Diretora de Operações da Edelman nos EUA e presidente da empresa em Washington, D.C. – Tomás Flier, Gerente Global de Diversidade e Inclusão na Google – EUA. – Judith Williams: líder de programas de Diversidade e Inclusão na SAP SE, EUA. – Acácio Sidinei, pró-reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da UFABC. – Chantal Pillet, Diretora de Compliance do Grupo Carrefour Brasil – Edvaldo Vieira, Diretor Executivo de Operações da Amil United – Health Group – Eder Ramos, Global President Cosmetic Ingredients Division da Symrise. – Débora Mattos, Diretora de Operações da Coca-Cola – Marco Antonio Soares, reitor da Universidade de Vassouras – RJ – Maurício Rodrigues,  vice-presidente da Bayer na área de finanças na América Latina – Marcos Samaha, CEO do Grupo Tenda Atacado – Nádia Rampi, Diretora Estatutária Adjunta, Gerente Executiva de Governança, Integridade e Conformidade e Gerente do Projeto Memória da Fundação Dom Cabral – Rachel Maia é consultora de negócios e varejo e atuou como CEO na Lacoste e Pandora Brasil.

Veja também:

Polícia investiga ação do PCC nas eleições em SP

Fonte: Equipe portal

  • separator
  • 0
  • comentários