fbpx

Golpes comuns na China | Preciso Viajar

Golpes comuns na China

Golpes comuns na China

Atualizado em 23 de dezembro de 2017

Bom, desnecessário comentar do golpe da falsificação na China, né? Acho que todo mundo tem consciência que Made in China é made in China. Existem lugares e existem lugares.

Não adianta entrar num mercado obscuro, encontrar um i-Phone por U$200 e achar que é real, porque obviamente não é. Isso não quer dizer que tudo que se vende na China é falsificado. Eu comprei um colar de pérolas real por U$15. Tudo bem que não é pérola do mar, é uma pérola que vem de uma técnica diferente, mas o colar é real (levei para comprovarem). Interessado nas pérolas? Leia esse post.

Mas, além desse golpe, existe um outro bastante popular no país. O golpe dos estudantes. Muito cuidado com o tal golpe do chá, café ou exposição de arte.

Funciona da seguinte maneira: jovens chineses abordam turistas ocidentais no meio da rua e dizem ser estudantes. Perguntam seu nome, de que país você é, ficam puxando papo com a desculpa que precisam praticar inglês. E você, bobinho, vai acreditando, achando que o pessoal é mega simpático, até que eles te convidam para o fatídico chá, café ou para visitar uma exposição de arte.

Fuja!!! É scam (golpe). Você vai na tal casa de chá e os caras te cobram uns U$100 por uma xícara de chá. É bem fácil identificar as pessoas que tentam aplicar esse golpe. Elas têm inglês muito bom, estão bem vestidas, são muito simpáticas, em 99% das vezes pedem para tirar foto com você, estão nos principais pontos turísticos e são muito boas de lábia.

Mas,volto a repetir, fuja! Se quiser ir a uma cerimônia de chá, pergunte no seu hostel/hotel um bom lugar e que tenha preços honestos.

P.S – os chineses adoram tirar fotos com os ocidentais. Isso não é golpe. É curiosidade mesmo!