fbpx

Frankfurt em detalhes | Revista Carro

Frankfurt em detalhes

Frankfurt em detalhes

Após o primeiro dia de apresentações para a imprensa o Salão de Frankfurt ficou um pouco mais calmo. Toda aquela loucura de jornalistas caminhando pelos estandes do enorme espaço destinado aos mais de 1.000 expositores da mostra reduziu-se consideravelmente. Por outro lado, alguns poucos curiosos já começam a aparecer, lembrando que a abertura oficial para o público ocorre nesta quinta-feira (12).

Como o Carro Online já havia visitado a maioria dos estandes das marcas alemãs, as quais, com toda razão, concedem atenção especial ao Salão de Frankfurt, deixamos para o segundo dia de imprensa a tarefa de acompanhar o que as montadoras de outros países reservaram para seus espaços. 

De início, entramos no pavilhão que abrigava marcas como Land Rover, Jaguar, dentre outras. Na primeira, o destaque é o novo Discovery, que perdeu a inscrição “4” em função da re-estruturação do modelo na gama da montadora. Agora, a companhia trabalha com três pilares: off-road, lazer e as duas juntas. Segundo a fabricante, na nova estratégia o Discovery se enquadra na terceira categoria e, para expandir a linha futuramente, a companhia inglesa preferiu realizar essa mdificação . Também foram destaques no estande os modelos Range Rover Sport e Vogue com tecnologia híbrida. – Publicidade –

Na empresa-irmã Jaguar os holofotes ficaram para o C-X17 Concept , o primeiro crossover da marca. Trata-se de uma ideia que já estava sendo trabalhada há cerca de quatro anos. Ainda não se sabe quando ele será lançado, mas acredita-se que não vai demorar muito tempo para ele chegar nas lojas. 

Na Volvo, quem estava em posição de destaque era o Concept Coupé, protótipo que mostra as tendências de design que a marca deverá utilizar futuramente em seus modelos de produção.

Volvo Concept Coupé

A Infiniti merece nossa atenção, já que está com atividades no Brasil. Ao lado do carro de Fórmula 1 da equipe Red Bull, encontra-se o conceito Q30, que deverá chegar ao mercado como modelo de produção dentro de dois anos. As linhas não são muito convencionais, mas a marca admite que o objetivo era causar impacto.  

No pavilhão ao lado encontra-se a Fiat, que tinha como destaques um Panda (compacto muito parecido com o nosso novo Uno) comemorativo e um belo 500 Abarth 595, que comemora os 50 anos da primeira versão deste mesmo modelo. O 500, por sinal, também encontra-se na mostra, ao lado de duas belas modelos vestidas de macacão de corrida.

A Ferrari, que foi notícia neste início de semana com a demissão de Felipe Massa e contratação de Kimi Räikkönen, tinha na posição central de seu estande o 458 Speciale, esportivo equipado com um motor 4.5 litros V8, desenvolvendo 597 cv de potência e indo 0 a 100 km/h em apenas 3s. Na Maserati, o destaque ficou para o Ghibli. – Publicidade –

Ferrari 458 Speciale

A Hyundai não tinha muitas novidades interessantes se considerarmos o mercado brasileiro. A parte principal de sua área ficou reservada à estreia mundial do compacto i10, que não tem previsão de chegar ao nosso mercado, ao menos por enquanto.

A expectativa dos organizadores é que o número de visitantes da mostra alemã chegue perto de 1 milhão de pessoas, número próximo ao da última edição da mostra, realizada em 2011. O Salão de Frankfurt é o maior salão de automóveis do mundo e integra o circuito dos principais mostras do gênero ao lado dos salões de Detroit, Genebra e Paris. Confira abaixo um vídeo exclusivo feito pelos enviados especiais do Carro Online, Isabel Reis e Rafael Munhoz: