fbpx

Por dentro de Frankfurt | Revista Carro

Por dentro de Frankfurt

Por dentro de Frankfurt

Em todos os anos ímpares, Frankfurt – a capital financeira da Alemanha – se converte na meca do setor automotivo. Neste ano, na 65ª edição do salão mais grandioso do mundo, mais de 1.000 expositores de 35 países se espalham em 12 pavilhões que ocupam nada menos que 230.000 m². E, como sempre, Carro Online está acompanhando de perto todas as novidades apresentadas no evento nos dois dias destinados somente à imprensa.

Desde o primeiro estande visitado, uma tendência fica evidente: a aposta em veículos sustentáveis. A Audi chegou ao salão tendo como destaque o conceito Sport quattro, híbrido que combina motorizações elétrica e a gasolina. Segundo a fabricante, a ideia é apresentar um modelo com desempenho esportivo (0 a 100 km/h em 3s7), mas que ajude a preservar o meio-ambiente.

Também merecem destaque no ousado estande da marca alemã (que conta com espelhos no teto, dando uma dupla visão ao visitante) o A8 e o A3 Cabriolet, que chegam ao Brasil no segundo semestre de 2014. Por fim, a Audi revelou o A3 Sportback e-tron, versão elétrica do modelo. – Publicidade –

É natural que as atenções se concentrem principalmente para as montadoras alemãs, as “donas da casa”. Assim, o batalhão de jornalistas aguardou com expectativa as surpresas da Mercedes-Benz em seu estande de 8.000 m². Foi uma apresentação digna de Cirque du Soleil, com música ao vivo, dançarinos e trapezistas.

A estrela da Mercedes, que anunciou fábrica no Brasil, foi o crossover GLA. O modelo causou boa reação da plateia ao entrar no palco. Também chamaram a atenção as diversas versões do Classe S, incluindo a S Inteligent Drive, uma proposta conceitual na qual o carro tem “inteligência” suficiente para rodar sozinho. Um teste de cerca de 100 km mostrou a eficiência da tecnologia. A cereja no bolo foi o S Coupé Concept, que adianta as linhas do próximo Classe S, que será revelado no Salão de Genebra de 2014.

No mesmo pavilhão encontram-se os modelos da smart. Um deles é o forjoy, conceito que mostra a tendência da marca de minicarros de caminhar para a realidade de quatro lugares.

Na BMW, todas os olhares voltaram-se para a versão de produção do i3, elétrico que poderá dar as caras no Brasil no próximo ano. Com direito a uma pista na parte superior do estande, os visitantes podem acompanhar o desempenho do carrinho, guiado por sorridentes funcionários da marca. Com toda essa mobilização em torno do compacto, novidades como o 435i Coupé, a nova gama da X5 e o facelift da Série 5 ficaram em segundo plano.

A Volkswagen também entrou de cabeça na tendência da “eletrificação”. Mostrou o e-Up e o e-Golf, versões elétricas dos dois modelos. O Golf Sportvan, que não deverá chegar ao mercado brasileiro, igualmente surgiu com destaque. O Golf R e o e-load Up (baseado no e-Up, para transporte mais ágil de cargas) foram citados na apresentação. – Publicidade –

As marcas francesas apostam na pesquisa por novas tecnologias. Embora não seja destaque do estande da Peugeot, um híbrido movido a ar e combustão deu as boas vindas aos visitantes. Também podem ser vistos os espaçosos 2008 e 3008, que serão realidade para os brasileiros em breve, ao contrário do novo 308 que, por enquanto, ficará apenas no mercado europeu.

Na Citroën, a novidade é conceito Cactus, que antecipa as linhas dos futuros lançamentos da marca. Quem procurou o Duster reestilizado no espaço da Renault frustrou-se por alguns instantes, até encontrá-lo na área da Dacia. A marca francesa, aliás, encheu seu estande de modelos sustentáveis e novidades importantes para o mercado local. O francês Sébastien Loeb, eneacampeão do Mundial de Rali, prestigiou a mostra e deu entrevista na área da Citroën.

Entre as japonesas, a Honda teve como destaque a perua Civic Tourer. Qualquer brasileiro que passou pelo estande, porém, deve ter feito um pit-stop ao ver a McLaren MP4/4, pilotada por Ayrton Senna em 1988, ano de seu primeiro título na Fórmula 1. A Toyota, com uma decoração banhada de luzes azuis, deixou em posição de destaque o Yaris Hybrid-R, que une a eficiência do já conhecido modelo com a esportividade do TS030 Hybrid, protótipo utilizado pela marca no Mundial de Endurance.