fbpx

Mininova exclui torrents com arquivos ilegais | Tecnoblog

Mininova exclui torrents com arquivos ilegais

Mininova exclui torrents com arquivos ilegais

piratebay-mininovaO Mininova, site de busca e download de torrents, anunciou hoje que excluiu todos os arquivos que continham conteúdo ilegal. Torrents com programas pirateados, filmes, séries de TV e outros tipos de mídia que não tinham autorização para serem distribuídos foram deletados do site. Com isso, o número de arquivos torrent hospedados caiu de 1.316.806, dados de terça-feira (24) segundo a Wikipedia, para 8.853, dados do Mininova de hoje. Diferente do Pirate Bay, o Mininova não tinha tracker próprio.

Como aponta o TorrentFreak, a exclusão dos arquivos aconteceu por causa do grupo anti-pirataria holandês BREIN, que processou o site em junho desse ano. Apesar do Mininova não ter sido considerado culpado pela quebra de direitos autorais, o juiz que deu o veredito determinou que todos os torrents com arquivos ilegais fossem retirados do ar em até 3 meses, sob pena dos responsáveis precisarem pagar até 5 milhões de Euros caso isso não fosse feito. Nesse período, os fundadores do site até tentaram implementar um sistema de filtro para impedir o envio de torrents com arquivos protegidos por direitos autorais, mas nenhum dos protótipos era completamente eficiente.

Niek, um dos co-fundadores do site, não diz se pretende recorrer da decisão. Até que o caso seja julgado novamente, o Mininova só permitirá que usuários autorizados façam upload de torrents para o site.