fbpx

Twitter anuncia API de geolocalização | Tecnoblog

Twitter anuncia API de geolocalização

Twitter anuncia API de geolocalização

twittergeolocal

O serviço de microblogging Twitter anunciou hoje (20) que irá lançar uma nova API: a de geolocalização. Não é a primeira vez que ouvimos essa palavra. O Firefox 3.5 vem com a API própria de geolocalização que pode ser usada em sites compatíveis, como o Google Maps.

Biz Stone, co-fundador do Twitter, explica que com o novo código, será possível assimilar dados de longitude e latitude a qualquer tweet. Como exemplo de uso, ele diz que “com dados da localização do tweet, você poderá escolher entre ler tweets de pessoas que ele segue ou ler tweets de qualquer pessoa que está na sua vizinhança ou cidade – esteja você seguindo elas ou não”. Esse tipo de funcionalidade já está implementada em certas apps do Twitter para o iPhone 3G e 3GS, que usam dados do GPS dos aparelhos para achar usuários.

Não há uma data certa para quando a nova API estará disponível para os desenvolvedores, mas Stone deixa bem claro que os dados de geo-localização não serão armazenados por muito tempo e que essa nova característica do serviço será opt-in, ou seja, não estará ativada por padrão quando for lançada. Usuários terão que manualmente ligar o interruptor que transmite a localização.