fbpx

Meteoro superluminoso cruza os céus do Rio Grande do Sul – Planeta

Meteoro superluminoso cruza os céus do Rio Grande do Sul   Planeta

Meteoro superluminoso cruza os céus do Rio Grande do Sul Planeta

O meteoro ilumina o céu na Serra Gaúcha. Crédito: Observatório Espacial Heller & Jung

Um facho luminoso vindo do espaço iluminou a noite da cidade de Caxias do Sul, a 96 quilômetros da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. O evento astronômico aconteceu na madrugada de hoje (1º de outubro) e foi registrado pelo Observatório Espacial Heller & Jung e pela Brazilian Meteor Observation Network (Bramon).

Segundo dados divulgados pela Bramon, a luz criada pelo corpo celeste durou cerca de 6 segundos e terminou em uma explosão intensa, que superou a luz refletida pela Lua em direção à Terra. As estimativas do observatório mostram que o superbólido – nome dado a meteoros luminosos de maior intensidade que o brilho da Lua – se movia a aproximadamente 60,9 mil quilômetros por hora. A explosão da rocha espacial aconteceu a 22 km de altitude, sobre o município de Vacaria, também no Rio Grande do Sul.

LEIA TAMBÉM: Astronauta da ISS compartilha imagem de chuva de meteoros

Confira abaixo o momento em que o meteoro cortou os céus da cidade de Caxias do Sul.

Veja também

+ Invasão de vespas assassinas aumenta tensão com 2020 nos EUA + Anticoagulante reduz em 70% infecção de células pelo coronavírus + Assintomáticos: 5 dúvidas sobre quem pega o vírus e não tem sintomas + 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança