fbpx

Focus terá motor inédito | Revista Carro

Focus terá motor inédito

Focus terá motor inédito

A Ford apresentou a nova geração do Focus Sedan, em São Paulo, com uma grande novidade: o modelo terá o primeiro motor flex com injeção direta de combustível no mundo. “O Brasil possui uma matriz energética privilegiada: 42% da energia aqui vêm de fontes renováveis. A média global é de apenas 13%”, afirmou Rogério Golfarb, vice-presidente de Assuntos Corporativos Ford América do Sul.

O novo motor, que atenderá pelo nome Duratec 2.0 Direct Flex, foi desenvolvido pela engenharia brasileira, mas será produzido e importado do México. Junto com a injeção direta de combustível trabalha o duplo comando de válvulas independentes e variável, que faz com que o sedã entregue 178 cv quando abastecido com etanol e 175 cv com gasolina, ambos a 6.500 rpm. Já o torque é de 22,5 kgfm com o combustível derivado da cana-de-açúcar ou 21,5 kgfm com derivado do petróleo, ambos a 4.500 rpm. 

Em comparação com a segunda geração do Focus Sedan, que ainda está no mercado, o novo motor com injeção direta oferece 30 cv a mais. A taxa de compressão é de 12:1. 

Além disso, o motor tem um sistema de partida a frio (Ford Easy Start), que dispensa o “tanquinho” de gasolina e também os recursos mais recentes que envolvem o aquecimento prévio do etanol. Segundo a fabricante, a solução permite o acionamento do motor com álcool a uma temperatura de até -10ºC e “utiliza o trabalho de compressão do motor para aquecer a câmara de combustão antes da primeira injeção de etanol”. 

O Focus Sedan oferecerá o SYNC com tela sensível ao toque de 8” e comandos de voz para celular, ar-condicionado e GPS. Entre os itens de segurança, há 6 airbags, controle de estabilidade e tração e freios com ABS e EBD (distribuição eletrônica de frenagem). Ele também tem faróis bixenon com lavadores embutidos e um equipamento inédito na categoria dos sedãs médios: assistente de estacionamento.  

Com o novo Focus Sedan, a Ford quer ficar entre as quatro primeiras posições no ranking de vendas dos sedãs médios no Brasil. Ainda não foram divulgados seus preços e as versões, mas a fabricante garante que terá catálogos diferentes para o três volumes e o hatch. 

A novidade mal chegou ao Brasil, mas, conforme antecipamos com exclusividade na edição de setembro da Revista Carro, ele já mudará no no final de 2014. “A Ford precisa de um carro para fazer frente ao novo VW Golf. Então, lançará o Focus sem hesitar. Só que, pouco depois, ele receberá ligeiras atualizações”, confirmou nossa fonte. 

Confira nos vídeos abaixo uma explicação do engenheiro de calibração de motores da Ford, Cristiano Pedreira, sobre o funcionamento do motor Duratec 2.0 Direct Flex e outro com a apresentação do novo Ford Focus Sedan: