fbpx

Um sistema antilombadas | Revista Carro

Um sistema antilombadas

Um sistema antilombadas

A Mercedes-Benz apresentou no novo Classe S a evolução do sistema Active Body Control, chamado de Magic Body Control. O objetivo é “ignorar” as irregularidades existentes na estrada e, de forma antecipada, preparar a suspensão para alcançar o melhor nível de conforto possível.

Para fazer isso, o sistema utiliza uma câmera de vídeo instalada na parte de cima do para-brisa. Ela tem um alcance de 15 metros e capta imagens detalhadas das condições da rodovia por onde o veículo está trafegando (veja vídeo). Baseado na análise das imagens e de informações sobre velocidade e rotação do motor, o dispositivo “interpreta” a melhor maneira para lidar com lombadas e valetas, por exemplo.

Com a situaçao definida, o amortecimento de cada roda é programado de forma individual em frações de segundo. Um circuito hidráulico calcula a carga de cada amortecedor, tornando a suspensão mais macia ou mais firme. Isso leva a um controle rigoroso dos movimentos da carroceria ao passar por cima de obstáculos.

O Magic Body Control necessita de uma imagem de qualidade, o que exige boas condições de visibilidade. O processamento dos dados pode ser realizado a uma velocidade de até 130 km/h. Por € 5.500, a Mercedes oferece a tecnologia como opcional no S500. No S63 AMG, é item de série.