fbpx

Bateria de cuidados | Revista Carro

Bateria de cuidados

Bateria de cuidados

CUIDAR DA BATERIA é ter a garantia de que você nunca enfrentará a situação de tentar ligar o carro e ele não funcionar. A peça é composta por 70% de água e 30% de ácido sulfúrico e, por meio de reações químicas, gera a energia necessária para alimentar o sistema elétrico do veículo.

POR PROVOCAR UMA reação química, se as medidas entre a água e o ácido sulfúrico estiverem erradas, pode acontecer um curto circuito na bateria e o motorista ficar a pé. Para que isso não aconteça, faça a manutenção preventiva, que é bem simples.

A CADA TRÊS MESES, confira o nível de água no reservatório da bateria. Se ele estiver muito baixo, há indícios de problemas. Também é preciso estar atento ao sistema elétrico do automóvel: se houver fuga de corrente, a vida útil da bateria pode ficar comprometida. Você pode fazer o teste da fuga de corrente gratuitamente em qualquer autoelétrico.

AS BATERIAS blindadas não precisam de manutenção. Como o próprio nome diz, não podem ser abertas e não necessitam da verificação frequente.

É RECOMENDÁVEL manter os terminais da bateria limpos. O pó e os resíduos do ácido sulfúrico se acumulam e podem danificar o equipamento. Uma das maneiras de limpá-la é com o motor desligado. Passe uma escova de aço e água quente em toda a caixa plástica.

VOCÊ PODE LIGAR O SOM carro desligado, mas de maneira moderada, porque isso poderá consumir mais a bateria e reduzir sua vida útil.