Não abandone o estepe
Em muitos casos, o estepe é um mero objeto abandonado no porta-malas. Mas ele requer cuidados para não causar dores de cabeça quando você precisar dele. O mais importante éa calibragem. Confira algumas dicas abaixo.
Dica número 1.
Fazer a calibragem periódica do estepe é fundamental, pois ele costuma perder pressão pela falta de uso. O ideal é colocar sempre 3 libras a mais do que nos pneus que estão em uso no automóvel.
Dica número 2.
Para que o desempenho do veículo não sofra qualquer alteração, é indicado que o pneu sobressalente seja simétrico, ou seja, tenha o mesmo desenho na banda de rodagem de ambos os lados.
Dica número 3.
De acordo com os mecânicos, o correto é não utilizar o estepe no rodízio de pneus. A prática pode comprometer o desempenhodo carro, uma vez que o par utilizado em cada eixo deve estar com o mesmo nível de desgaste. A troca só deve ser feita quando o outro pneu também for novo, de mesmo tamanho e desenho na banda de rodagem.
Dica número 4.
Além de manter o estepe sempre calibrado com 3 libras acima do convencional,é importante realizar o balanceamento para que o carro não fique “puxando” para nenhum dos lados.
Dica número 5.
Tão importante quanto à manutenção adequada do estepe é o estado de conservação do macaco e do triângulo. A falta destes equipamentos gera multa e pontos na carteira de habilitação.