fbpx

Museu do Olho (Segredos de Curitiba) | Preciso Viajar

Museu do Olho (Segredos de Curitiba)

Museu do Olho (Segredos de Curitiba)

“A vida é um sopro”. Que sopro para o Oscar Niemeyer, hein? Bom, ele se foi aos 104 anos e apesar de suas crenças políticas controversas (ele era comunista), é inegável que ele foi um grande homem e responsável por deixar o Brasil mais bonito.

E Curitiba é uma das cidades felizardas e que tiveram um projeto de Oscar Niemeyer. Sem puxa-saquismo, mas o Museu Oscar Niemeyer, conhecido pelos curitibanos como Museu do Olho é na minha opinião, o ponto turístico mais lindo de Curitiba.

Museu Oscar Niemeyer

Localizado na calma região do Centro Cívico que também abriga a prefeitura da cidade, o Museu do Olho faz sucesso entre os curitibanos e os turistas.

Durante os finais de semana, o parque que fica atrás do museu, é invadido pelos curitibanos e seus cachorros de estimação. O parque ganhou até o simpático nome de “Parcão”. Por lá, o uso de coleiras não é obrigatório e a cachorrada faz a festa.  O Parcão chegou a virar até point de paquera. Conheço gente que conheceu namorado (a) com obviamente algum interesse em comum: o amor por cachorros. Nunca cheguei a perguntar, mas espero que a cantada nã tenha sido – “seu cachorrinho tem telefone”? Na boa,  essa cantada é péssima.

Parcão Curitiba

O Parcão

Sim, o Museu do Olho também é concorrido, mas confesso que eu nunca entrei para ver nenhuma exposição porque simplesmente detesto museu. Frase polêmica, mas fazer o que? Realmente não gosto.

As exposições em cartaz

Faço parte daquela turma que vai andar e ou/correr nas adjacências do museu ou que vai tomar umas cervejas no concorrido bar da frente (o Basset). Vale a pena ir nesse bar principalmente nos dias ensolarados (que são raros). Chegue antes do pôr do sol (se você gosta dele, é claro) e você vai entender o que eu estou falando. Olha, me falaram que o Niemeyer projetou uma bailarina. Não sei vocês, mas para mim tá mais para disco voador que bailarina…Ou será que não bebi o suficiente?

Sim, aqui eu vejo uma bailarina, mas no resto…tá mais para disco voador ou mesmo o tal olho…

E se você gosta de museus, vale a pena tirar um dia e visitar o Museu do Olho. São mais de 3.000 peças em exposição de artistas paranaenses e outros artistas brasileiros como o próprio Oscar Niemeyer e Cândido Portinari.

Vale a pena conferir o site do museu e ver quais exposições itinerantes estão em cartaz. A entrada custa R$4,00 e o museu abre de terça a domingo das 10 da manhã às 6 da tarde.

Para chegar até o Museu é fácil. O ônibus turístico de Curitiba tem uma parada por lá e também é possível chegar com o transporte público. Diversas linhas passam em frente ao museu.

Detalhe do jardim

Informações:

Site – http://www.museuoscarniemeyer.org.br/

Endereço – Rua Marechal Hermes, 999.