Zendeli dispara e vence corrida 1 da Fórmula 3 em Spa. Piastri vira líder
Lirim Zendeli teve jornada tranquila em Spa Foto: Reprodução/TV / Grande Prêmio
A chuva na classificação ajudou Lirim Zendeli a ser pole-position, mas ainda não estava claro se o ritmo seria suficiente para seguir em alta em condições normais. Pois agora está: o alemão disparou na liderança neste sábado (29) na Fórmula 3, vencendo sem ser ameaçado na corrida 1 do fim de semana em Spa-Francorchamps.
Globo decide não renovar contrato e deixará de transmitir F1
Surpresa na Fórmula 2, Felipe Drugovich supera favoritos e desponta como candidato à F-1
Jornalistas elogiam bondade “sem propagandas” de Piquet fora das pistas
Pandini e Mattar analisam posição de Piquet na história da Fórmula 1
A largada tranquila na frente ajudou Zendeli, que passava a se preocupar apenas com a distância para Théo Pourchaire, segundo colocado. Caso não abrisse mais de 1s de vantagem, o alemão permitiria ao francês o uso do DRS. O líder não dormiu no ponto e foi consistentemente mais rápido, eventualmente cruzando a linha de chegada 4s adiante.
Trata-se da primeira vitória de Zendeli na F3. O piloto já tinha batido na trave em Silverstone, quando foi ultrapassado na última volta por Bent Viscaal. Para Pourchaire, que já foi ao alto do pódio duas vezes e pontua frequentemente, o segundo lugar não está ruim.
Lirim Zendeli escapou de Théo Pourchaire e venceu a primeira na F3 Foto: Reprodução/TV / Grande Prêmio
O terceiro lugar coube a David Beckmann, que teve prova solitária. O alemão não acompanhou os dois primeiros, mas abriu 9s para o quarto colocado, Aleksandr Smolyar.
Oscar Piastri surgiu em quinto. Não parece grande coisa para um piloto da poderosa Prema, mas significa uma mudança importante no campeonato. Terminando à frente de Logan Sargeant, o australiano vira líder da F3. Entretanto, a vantagem é de apenas 5 pontos.
Frederik Vesti, companheiro de Prema, surgiu em sexto. Oliver Caldwell foi sétimo, superando por pouco Sargeant, oitavo. O americano teve problemas de motor após passar as primeiras voltas em quinto e perdeu rendimento. A zona de pontos teve ainda Liam Lawson e Richard Verschoor.
Para os brasileiros, o dia foi decepcionante. Felipe Fraga foi o melhor, mas apenas em 19° após algumas voltas em 15°. Enzo Fittipaldi, melhor posicionado para pontuar, viu tudo dar errado ao furar um pneu nas primeiras voltas, resultado em um 26° lugar ao fim da prova.
Saiba quem são os jogadores com mais títulos na NBA