fbpx

Um Mustang de videogame | Revista Carro

Um Mustang de videogame

Um Mustang de videogame

Câmbio do Ford Mustang

Para os fãs de videogame, é muito divertido pilotar o Mustang com motor 5.8 32V e 671 cv. No mundo virtual, você pode errar, bater e até estourar o motor de um carro desses. Basta reiniciar que tudo voltará ao normal.

Mas o engenheiro Zach Nelson, inspirado nas tecnologias dos controles de videogames, criou uma manopla de câmbio que avisa o motorista o momento ideal para a troca de marchas. Para isso, são transmitidos dados como posição do acelerador, rotação do motor e velocidade do automóvel. Tudo isso usando Bluetooth que trabalha junto com um tablet, tecnologia OpenXC da Ford e de um console da Microsoft.

O câmbio é dotado de LEDs que ajudam a visualizar a marcha engatada, além de luzes que brilham à noite. O sistema também consegue se adaptar ao modo de dirigir do motorista, melhorando a performance e economia de combustível. “O conceito pode ser aplicado em transmissões automáticas com trocas no volante”, afirma Nelson. Resta saber se essa tecnologia vai desembarcar em breve no Brasil.