fbpx

Teste: novo RAV4 2.0 4×2 | Revista Carro

Teste: novo RAV4 2.0 4x2

Teste: novo RAV4 2.0 4x2

A Toyota trouxe para o Brasil a quarta geração do seu crossover (ou utilitário esportivo urbano, como a fabricante o definiu) RAV4, com o qual ela espera competir com modelos como Honda CR-V, Kia Sportage e Hyundai ix35, entre outros.

Visualmente, o modelo é o mesmo que foi lançado recentemente na Europa e se destaca por exibir a nova identidade visual da marca, na qual as linhas dianteiras convergem para o logotipo, no centro da grade frontal. Esse é o padrão que será usado nos futuros modelos da Toyota, incluindo a nova geração do sedã Corolla, que deverá ser lançada por aqui no ano que vem.

O conjunto é harmonioso, não se pode negar, e bem mais moderno que o da geração anterior. Vale destacar também que, agora, o estepe é alojado sob o piso do porta-malas e que a tampa traseira abre para cima, facilitando bastante a utilização do bagageiro.

Outra mudança diz respeito ao interior, que ficou mais espaçoso, principalmente para quem viaja na traseira. Os passageiros ali contam com outra comodidade: o encosto dos bancos pode ser reclinado, ampliando ainda mais a comodidade. Também há cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos.

Motor 2.0 de 145 cv equipa a versão de entradaA novidade que não foi prevista pela Carro foi a adoção de uma nova motorização. Assim, a partir de agora, o RAV4 passa a ser disponível com dois motores: um 2.0 de 145 cv e um novo 2.5 de 179 cv. O primeiro equipa duas versões do veículo, a de entrada, com câmbio CVT (continuamente variável) e tração dianteira e a intermediária, também com caixa CVT, mas tração integral. Já o motor maior será exclusivo da configuração mais sofisticada, dotada de câmbio automático de 6 marchas e tração nas quatro rodas.

O propulsor 2.0, porém, não faz feio, e mesmo equipando a versão mais simples, apresenta funcionamento silencioso e eficiente. Sem falar que ainda é econômico. Não é à toa que a Toyota espera que esse modelo responda pela maior parte dos novos RAV4 vendidos no país. O modelo parte de R$ 96.900 e chega a R$ 119.900 na configuração mais luxuosa.

Em nossa avaliação, o Toyota RAV4 de entrada destacou-se pelo silêncio e conforto ao rodar, assim como a boa média de consumo. Agora, resta saber se os consumidores nacionais estarão dispostos a investir nessa nova geração do crossover japonês.

Conclusão: Média Final: 7,4

Para quem busca um crossover e não se impor- ta com o tipo de tração, o RAV4 é uma opção interessante, principalmente por conta do grande espaço e conforto oferecido. O motor 2.0 também pareceu adequado ao porte do modelo. –  Wilson Toume

Nossas medições

Aceleração 0-100 km/h – 12s5

Retomada 60-120 km/h em Drive – 12s6

Frenagem 80 a 0 km/h (m) – 26,5

Consumo cidade (km/l) – 8,0

Consumo estrada (km/l) – 13,1

Ruído a 120 km/h em 5 (dB) – 65,8

Dados da fabricante

Motor 4 cil., diant., transversal, gasolina; Cilindrada 1 987 cm3; Potência 145 cv a 6 200 rpm; Torque 19,1 mkgf a 3 600 rpm; Câmbio CVT, 7 marchas virtuais; Tração Dianteira; Comprimento 4,57 m; Largura 1,84 m; Altura 1,66 m; Entre-eixos: 2,66 m; Porta-malas 547 l; Peso 1 605 kg