fbpx

Acidente: como proceder? | Revista Carro

Acidente: como proceder?

Acidente: como proceder?

Tire os carros do local do acidenteAo bater o carro, seja na cidade ou na estrada, a primeira coisa a se fazer é ver se há vítimas. Em caso de acidentes sem vítimas, o ideal é que o motorista tente tirar o carro do local para não obstruir o trânsito. A obstrução pode acarretar em multa de R$ 85,13 e o acréscimo de quatro pontos na CNH. Nesse tipo de acidente não é necessário acionar as autoridade de trânsito. O acordo pode ocorrer entre as partes envolvidas e ser registrado em Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima.

Se houver vítimas, é preciso sinalizar o local para que os outros motoristas vejam que aconteceu um acidente. Por isso, ligue o pisca-alerta e coloque o triângulo atrás do veículo. Somente os agentes de trânsito e a Policia militar poderão retirá-lo. Em seguida, acione o socorro de 190 (PM) ou 193 (resgate). Procure dar o máximo de informações possíveis (número de vítimas, tipo de ferimento, localização exata, pontos de referência) para que o socorro chegue rápido.

A questão dos primeiros socorros é muito delicada. A princípio, todo motorista tem condições de tomar essa providência, devido aos cursos preparatórios para tirar a carteira de habilitação. No entanto, na hora do acidente, é comum que o nervosismo atrapalhe esse tipo de ação. A principal recomendação é: só tente ajudar a vítima se estiver em condições para isso. Você não deve tocar nela, pois pode causar danos à coluna. Tente verificar a pulsação e se pessoa está respirando. Também é ideal que você converse com ela tentando verificar seu nível de consciência e para acalmá-la até a chegada dos socorristas.

Mais algumas dicas:

Se ocorrer em rodovia federal? Se houver vítimas acione a Polícia pelo telefone 191.

E se eu for vítima de um acidente? Você tem direito ao DPVAT.