fbpx

Qual lugar você prefere no avião?

Qual lugar você prefere no avião?

Qual lugar você prefere no avião?

Já viajei muito de avião (muito mesmo) e hoje resolvi dividir com vocês algumas coisas que aprendi e o que eu faço para tentar garantir um bom lugar na famigerada classe econômica. Um dia eu espero ser rica e poder pagar uma classe executiva ou primeira classe, mas enquanto esse dia não chega, eu vou no apertamento, ops, classe econômica.

Muita gente já me perguntou se eu prefiro viajar na janela ou corredor. Na maioria das vezes, eu vou no corredor e sempre naquela fila do meio. Não gosto de ir no corredor quando tem alguém na janela, porque é certeza que essa pessoa vai me incomodar durante o voo.

O que eu sempre faço é pesquisar o voo e ver que tipo de configuração o avião tem. Uso o Seat Guru ou o Seat Expert para isso. No caso do Seat Expert, você pode visualizar quais são os assentos que não reclinam, quais são próximos do banheiro, etc. Eu prefiro os aviões 2x4x2 que é o avião que tem janela/corredor, corredor (4 assentos) e janela/corredor. Quando viajo com alguém e o avião tem essa configuração, prefiro pegar um janela/corredor. Meu acompanhante de viagem vai na janela e eu no corredor.

Se eu estou viajando sozinha, aí escolho o corredor da fileira que fica no meio da aeronave. Se possível, prefiro a fileira do lado direito. Não sei se é coincidência, mas em quase todos os voos que eu pego, parece que os lerdos e “quem atrapalha” (piada interna, mas juro que um dia explico) ficam do lado esquerdo. Eu prefiro escolher a fileira do meio, porque se o voo estiver vazio, a galera tende a preferir pegar um assento nas janelas e aí existem grandes chances de você ficar com a fileira do corredor só para você. Já tive essa sorte várias vezes.

Um avião que eu detesto é o 3x4x3. Vários da Emirates são assim. A Emirates é uma cia ótima, mas essa configuração de avião é péssima. Tem muito “meio”, ou seja, existe muita chance de você parar num assento do meio, que vamos combinar, é o próprio inferno na terra.

Mas, já vi configurações piores. Já vi 5 assentos na fileira do meio na American Airlines. Gente, esse é para acabar e eu fui contemplada literalmente com o assento do meio do meio num voo Guarulhos-Miami. Aquele voo tá na lista dos piores que eu peguei até hoje (só não perde para outro voo da American Airlines que teve que contornar um tornado e aí depois de muita turbulência, até as máscaras de oxigênio caíram).

Também me perguntam se é melhor sentar nas primeiras fileiras ou nas últimas. Eu NUNCA sento perto das primeiras fileiras, porque é lá que 90% dos bebês chorões ficam. Pode reparar, mas as melhores fileiras na econômica são justamente aquelas que não tem banco na frente (as primeiras) e são sempre ocupadas por famílias ou por pessoas de mais idade. Bom, tem cia que anda vendendo esses assentos, aí as famílias com crianças pequenas ficam atrás dessas fileiras.

Só que agora tem família tentando se acomodar lá no final também (perto do banheiro e da cozinha). Peguei várias famílias fazendo isso na minha viagem de volta ao mundo. Confesso que em um dos voos, eu até reclamei para a comissária, porque era uma sinfonia de crianças chorando no fundo do avião, que vou te falar, tava flórida. Acho que até a comissária tava estressada e ela me arranjou outro lugar sem crianças.

Como crianças chorando em avião é um assunto que me estressa MUITO, eu tenho preferido ir no meio do avião. A única vantagem de sentar no meio da aeronave é que você sente um pouco menos as turbulências (quando falo meio, é na metade do avião e não na poltrona do meio, ok?).

Na minha opinião, o pior lugar é no fundo. Simplesmente porque você é o último a ser servido e  já aconteceu comigo de não poder escolher a refeição, porque só tinha sobrado uma opção. Sem contar a desvantagem de ser o último a sair do avião.

Eu gostava muito de sentar na frente, porque de fato é a melhor área do avião. Você é servido primeiro e sai primeiro do avião, o problema é que pode ser que existam bebês chorões naquela área. Mas, se você não tem problema com isso, diria que sentar na frente ainda tem muitas vantagens. Como eu não consigo mais dormir nos voos, tenho optado pelo meio mesmo, para não me estressar muito com as crianças que choram a bordo.

Eu nunca fico na saída de emergência porque sou baixinha e também porque gosto de deixar minha bolsa ou mochila embaixo do assento e isso não é permitido nos assentos da saida de emergência, mas para quem é alto e busca um certo tipo de conforto, esse assento pode ser a solução.