fbpx

Rota Panorâmica próximo ao Kruger Park na África do Sul

Rota Panorâmica próximo ao Kruger Park na África do Sul

Rota Panorâmica próximo ao Kruger Park na África do Sul

Atualizado em 23 de dezembro de 2017

Entre os inúmeros tours oferecidos na região do Kruger Park, estão os tours para a Rota Panorâmica, famosa pelo “God’s Window”. Acho que é melhor fazer essa rota de carro e ir parando nos lugares de sua preferência. Pegamos um mapa e seguimos em direção à cidade de Graskop, porta de entrada de todas as atrações da rota panorâmica. A rota inteira não passa de uns 100 km e a estrada é bem tranquila e sinalizada.

Rota Panorâmica – Pinnacle

O primeiro lugar que paramos foi em Pinnacle, com formações rochosas interessantes.

Pinnacle, África do Sul

 

Pinnacle, Panorama Tour

Rota Panorâmica – God’s Window

God’s Window (Janela de Deus) é um dos lugares do livro 1000 lugares para conhecer antes de morrer. A expectativa era grande e assim também foi a decepção. Que fique claro que essa é a minha opinião. Tenho certeza que milhares de pessoas acham o lugar lindo, mas achei um lugar normal.

God's Window, Panorama Tour

God's Window, Panorama Tour, Africa do Sul

God’s Window

Enfim, esse é o problema das expectativas. Quanto mais altas elas são, maior pode ser a frustração. God’s Window não foi tudo isso para mim, mas a rota panorâmica ainda tinha uns lugares ditos imperdíveis.

Rota Panorâmica – cascatas

Então, seguimos em direção às cascatas de Berlim e Lisboa.

Berlin Falls, Africa do Sul

Berlin Falls

Rota Panorâmica – Blyde River Canyon

Saímos das cascatas e depois de nos perdermos no caminho, finalmente encontramos o Blyde River Canyon. Aí passei a acreditar na Patricia Schultz (autora do livro 1000 lugares para conhecer antes de morrer) e de fato percebi que o autor do Senhor dos Anéis se inspirou naquele lugar para gravar o filme. O canyon valeu a viagem. Posso dizer com toda a sinceridade que vi poucos lugares tão bonitos no mundo como aquele.

Blyde River Canyon, Africa do Sul

Blyde River Canyon

 

Em todos esses pontos turísticos, o que não falta são barraquinhas vendendo todos os tipos de souvenirs possíveis e imagináveis. Os mais baratos ficam nas cascatas (chegamos a pagar 5 vezes o preço das mesmas coisas dentro do Kruger Park). Então fica a dica: compre todos os artesanatos nessa rota.

Leia todas as dicas sobre a África do Sul

Para itens ditos “exclusivos” (porcelana, chaveiro, imã de geladeira) que são vendidos apenas no Kruger Park, segue outra dica – lá em Graskop, tem umas lojas de artesanato (bem chiques) que vendem as mesmas coisas do Kruger, só que bem mais barato. Vale a pena parar ali na volta para Hazyview. Não precisa nem desviar do caminho, porque as lojas ficam na estrada mesmo (no caso, a estrada vira rua da cidade nesse trecho). Há vários restaurantes bons por ali, incluindo o Harrie’s Pancakes.

Reserve um dia inteiro para esse passeio e leve umas águas no carro, porque por incrível que pareça, em nenhum dos pontos turísticos tem um bar ou algo que venda água.