fbpx

Como é a imigração em Londres | Preciso Viajar

Como é a imigração em Londres

Como é a imigração em Londres

Atualizado em 23 de dezembro de 2017

Muita gente me pergunta como é a imigração em Londres, então resolvi escrever esse post para compartilhar as minhas experiências e de amigos.

Imigração em Londres para Brasileiros

Brasileiros não precisam de visto, mas quem decide quem entra ou não no país é o agente da imigração. Na primeira vez que fui para Londres, em 2005, desci no aeroporto Heathrow e ainda não tinha minha cidadania italiana reconhecida. Ou seja, entrei com o passaporte brasileiro. Estava com meu ex-namorado e nós dois morávamos legalmente em Portugal. Meu ex-namorado não falava inglês, então todas as perguntas foram direcionadas para mim.

O que o oficial nos perguntou: se tínhamos planos de casar e quantos dias ficaríamos na Inglaterra. Ele ainda pediu a reserva do hotel e me perguntou o que iríamos visitar na cidade. Disse que iríamos visitar tais pontos turísticos e o agente ainda fez uma piadinha dizendo que o Madame Tussaud’s não valia a pena.

Ele também pediu para ver nossos vistos de Portugal e perguntou o que fazíamos lá, o nome das empresas que trabalhávamos, há quanto tempo estávamos no país, se tínhamos planos de ficar lá ou se iríamos voltar ao Brasil.

Por fim, também perguntou quanto de dinheiro nós tínhamos. Respondi, mas ele não pediu para ver o dinheiro e nem cartões de crédito.

A “entrevista” foi bem chatinha, mas como respondi tudo com clareza e sem mentir, fomos liberados rapidamente e ele carimbou nossos passaportes.

Confira a relação de documentos para viajar para Europa

Dica: tenha uma pasta organizada com todos os possíveis documentos que eles podem pedir: passagem de volta, seguro de viagem, reserva de hotel, uma lista dos pontos turísticos que pretende visitar, para deixar bem claro que você é turista. Se estiver viajando com uma carta convite, que alguém que mora legalmente na Inglaterra te deu, tenha essa carta em mãos e esteja preparado para responder todas as perguntas que te fizerem.

Fale a verdade e seja objetivo. Se perguntarem: “o que você veio fazer aqui?”, responda: “turismo”. No caso de carta convite, se perguntarem qual sua relação com a pessoa que te deu a carta, não tente mentir ou omitir detalhes. Se o seu namorado (a) é inglês (a), fale isso. Os agentes são espertos e se desconfiarem que você está mentindo, vão ligar para a pessoa. Já escutei histórias que eles entraram até nas redes sociais para descobrir a verdade. O pior, é que nesse meio tempo, você poderá ser direcionado para a “temida” salinha.

Mas se você vai realmente fazer turismo na cidade não tem porque se preocupar. Mantenha a calma, responda todas as perguntas com clareza e apresente tudo que lhe for pedido. “Ah, mas eu vou entrar na Europa por Londres e não falo inglês, e agora?”. Se eles quiserem mesmo te fazer muitas perguntas e perceberem que você não fala a língua, eles vão chamar um tradutor.

Se você ainda ficou com dúvidas, veja o que você precisa saber sobre imigração na Europa.