fbpx

Diminua as idas aos postos de combustível | Revista Carro

Diminua as idas aos postos de combustível

Diminua as idas aos postos de combustível

Adotar um estilo de direção que economize combustível pode fazer a diferença nos gastos com o automóvel no fim do mês. Existem algumas dicas interessantes que podem lhe ajudar a manter o tanque mais cheio. Verifique no manual do proprietário quais são as faixas de velocidade indicadas para cada marcha. Acelerar de maneira suave também ajuda. Lembre-se: quem tem pressa desperdiça muito combustível. Conhecer seu veículo é fundamental, já que a condução para cada tipo de motorização é diferenciada. Carros 1.0 exigem maior aceleração para as trocas de marchas, ao contrário dos de maior cilindrada e torque mais elevado. Ignorar a data certa para a troca de determinadas peças também acaba aumentando o consumo. Por isso, visite seu mecânico de confiança periodicamente para conferir se os componentes não precisam ser substituídos. Veja mais dicas ao lado.

Dica número 1.

Conhecer o seu veículo é o primeiro passo para uma condução mais econômica. Cada carro conta com um regime de rotação adequado para as trocas de marchas e o manual do proprietário pode servir como referência. Não deixe de fazer uma consulta no livreto.

 

 

 

Dica número 2.

Pneu descalibrado incide diretamente no consumo e no desgaste dos componentes. Faça a calibração adequada, ao menos, uma vez por semana.

 

 

 

Dica número 3.

Evite rodar com o tanque de combustível na reserva constantemente. A prática pode acumular detristos e prejudicar filtros e outros componentes.

 

 

 

Dica número 4.

Em trânsito intenso, cuja parada super os dois minus, é indicado desligar o automóvel para diminuir o consumo de combustível.

 

 

 

Dica número 5.

sEm velocidades mais elevadas é indicado rodar com os vidros fechados. Isso reduz o atrito com o vento e melhora o desempenho.

 

 

 

Dica número 6.

sApesar de a maioria dos veículos contar com computador de bordo, a qualidade do combustível não é a mesma em todos os postos. Anotar e comprar o consumo ajuda no processo.

 

 

 

Dica número 7.

Frear e acelerar de maneira desnecessária aumenta consideravelmente o consumo. Se possível, tenha calma e procure fazer a leitura antecipada das situações.

 

 

 

Dica número 8.

Muitos motoristas tratam seus carros como verdadeiros guarda-roupas e andam com o porta-malas abarrotado. Evite: isso aumenta o peso do veículo e faz gastar mais.