fbpx

Dicas de Viagem em Petra na Jordânia

Dicas de Viagem em Petra na Jordânia

Dicas de Viagem em Petra na Jordânia

Atualizado em 23 de dezembro de 2017

Apenas 3 horas separam Petra (na verdade Wada Musa) de Amman. Existem basicamente 5 maneiras de se chegar até lá. São elas: alugar um carro, contratar um táxi, pegar uma carona, pegar o ônibus VIP ou o ônibus local que só sai quando está lotado.

Acabei optando pela opção do ônibus VIP que custa 8 JD (o minibus local custa 5JD). Conheci muita gente que pegou carona na Jordânia e disse que era tranquilo. Claro que não é grátis e você terá que pagar pelo “serviço”, mas eu tenho sempre o pé atrás, pois não quero entrar para nenhuma estatística. E minha experiência por outros países muçulmanos como Marrocos e Turquia não foi das melhores. O ônibus Jett (VIP) sai às 6:30 hs, então cheguei em Wada Musa, a cidade base para explorar Petra pouco antes das 10:00 hs. Não tem nada para fazer na cidade, só visitar Petra. Larguei as coisas no hostel, que na verdade é um budget hotel considerado o melhor de Wada Musa, mas está longe de ser um lugar que eu chamaria de casa. Já aviso que o único quarto estilo dormitório do hotel fica no porão, a água quente nem sempre é quente e não dá para dormir muito, porque às 06:30hs eles começam a servir o café e a cozinha fica do lado do quarto. O nome do hotel é Sabba, mas eu realmente acredito que seja um dos melhores hotéis econômicos da cidade, porque conversei com outras pessoas e os relatos deles são ainda piores que os meus. A diária no dormitório custa 7JD. Mas se você estiver viajando com um amigo, sugiro o quarto duplo que custa 20JD. Segui para Petra e gostaria de salientar que é uma longa caminhada do hotel até o parque arqueológico e paguei a extorsiva quantia para entrar no local. Preços para 1, 2 e 3 dias (50, 55 e 60JD). Dói muito no bolso, principalmente porque 1 JD vale quase quanto 1 libra. É imoral, mas tudo bem, é Petra. Observação – os nativos pagam 0,5JD para entrar. Isso mesmo, centavos para entrar e nós turistas pagamos 50JD. Entrei no parque arqueológico e demorei mais ou menos 40 minutos para chegar no tal do Tesouro, aquele lugar que todo mundo viu no filme do Indiana Jones. Portanto, sugiro fortemente a compra de pelo menos 2 dias de ticket, porque Petra é grande.

Petra na Jordania - Preciso Viajar

Rodei por tudo, em mais ou menos 5 horas já estava lá no fim, na parte do Monastério. Lógico que durante todo o caminho, fui abordada por todos os tipos de vendedores possíveis. Os caras dos cavalos que insistem em dizer que a corrida no cavalo está incluída no valor do ticket (não está e não recomendo a corrida), os “taxistas” das carruagens e das mulas, os caras dos camelos, as tiazinhas que vendem todos os tipos de souvenirs possíveis e imagináveis (um mais feio que o outro) e por aí vai. Petra na Jordania - Preciso Viajar Petra na Jordania - Preciso Viajar Petra na Jordania - Preciso Viajar Confesso que no primeiro dia em Petra eu pensei – “mas é só isso?”. O problema é que quanto mais você viaja, maiores ficam suas expectativas. Já passei por 41 países e centenas de cidades e depois de ter visto Angkor Wat no Camboja e a Muralha da China, eu esperava muito mais de Petra. A maioria das pessoas não tem coragem de admitir que viajaram para tão longe e não gostaram do que viram. Esse definitivamente não é meu caso, mas ao mesmo tempo eu respeito e entendo o conceito que cada viagem é única e cada um sai com suas impressões. Enfim, voltei para o hostel e conheci um jornalista americano que também não tinha gostado de Petra e um canadense arqueologista que começou a nos dar todas as dicas para de fato gostar do local. No dia seguinte, fui com o americano às 06:30 da manhã para Petra e começamos uma verdadeira aventura a la Indiana Jones. O problema é que nós dois estávamos longes de ter o porte atlético do Indiana e também esquecemos de nos alongar. Após muitas e muitas escaladas e de termos nos perdido no meio das pedras e termos demorado 2 horas para achar um caminho para voltar para o chão, nós achamos o Tesouro. Só que vimos o tesouro lá de cima. Foi sensacional! Petra na Jordania - Preciso Viajar As caminhadas em Petra não são fáceis e precisa ter bastante preparo fisico. Você vê todo mundo se aventurando, mas logicamente que os mais velhos e os menos preparados, contratam os serviços de táxi que são os burros ou as carruagens para te levar para os lugares. Desnecessário comentar que como tudo em Petra, o valor é abusivo. Mas, se Petra é a viagem da sua vida e algo que você sempre sonhou, separe um dinheiro para pagar o transporte, porque sinceramente a caminhada (e escaladas) cansam.