fbpx

O que fazer se os freios falharem? | Revista Carro

O que fazer se os freios falharem?

O que fazer se os freios falharem?

Aproveite o momento e faça um checkupAtualmente os freios possuem muita tecnologia e a possibilidade de eles falharem é bem menor do que antigamente. A primeira atitude é não entrar em pânico.

Problemas no freio podem ter as seguintes causas: falta de fluido, vazamento do fluido por mangueira defeituosa, pastilhas ou lonas gastas ou cilindro-mestre com defeito.

A primeira indicação de que os freios não estão funcionando é o pedal ficar baixo. A providência é reduzir as marchas para que o freio-motor ajude a diminuir a velocidade e puxar o freio de mão gradativamente.

Não puxe a alavanca do freio de mão de maneira abrupta. Se você fizer isso, o carro pode dar um “cavalo de pau”. Apenas acione o freio de mão se o veículo estiver em perímetro urbano e em baixa velocidade.

Se você estiver na estrada, pare o automóvel no acostamento, ligue o pisca – alerta e posicione o triângulo de segurança. Depois disso, verifique o nível do fluido de freio no reservatório. Descobrir o problema pode facilitar a solução na hora de chamar o socorro mecânico.

Como os freios são um item de segurança importantíssimo, o ideal é que você não rode com o veículo enquanto ele não for avaliado e consertado por um especialista. Que tal aproveitar a ocasião para fazer um checkup?

Algumas dicas básicas:

1 – Quando trocar o fluido?

Verifique mensalmente e troque a cada ano.

2 – E os barulhos?

Assovios e ruídos nem sempre são problema. Mas o recomendável é verificar sempre.