fbpx

Serviço: inspeção x revisão veicular | Revista Carro

Serviço: inspeção x revisão veicular

Serviço: inspeção x revisão veicular

Você sabe qual é a melhor opção para não ficar no meio da estrada: inspeção ou revisão veicular? O assessor jurídico da Associação Paranaense dos Organismos de Inspeção Acreditados (Apoia), Lenine Mateus Albernaz, explica que a “inspeção permite ao proprietário obter resultados objetivos dos ensaios realizados no veículo” e não demora mais do que uma hora para ser realizada. Na inspeção veicular não é desmontado nenhum componente do carro e ela apenas relata as condições de segurança. Para checar a segurança, são utilizados equipamentos para fazer testes de frenagem, suspensão, alinhamento, nível de poluentes e ruídos. Os equipamentos que fazem esses testes são homologados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

O processo de inspeção, segundo Albernaz, é imparcial, pois não há venda de peças de reposição nesses locais e os agentes não desmontam o veículo. “Os engenheiros/inspetores técnicos, que trabalham em empresas de inspeção, são aprovados pelo Inmetro, possuem formação condizente com a atividade, possuem registro regular no CREA e assumem responsabilidade cível e criminal sobre as inspeções realizadas”, afirma.

Já a revisão é feita por empresas que seguem um padrão pré-determinado para realizar as verificações, que são visuais. Segundo o assessor, “não há equipamentos automatizados que garantam que a peça que foi substituída estava realmente com defeito”. Na revisão, o conserto do veículo é de forma efetiva. Assim sendo, inspeção e revisão veicular “são importantes, mas têm funções distintas”, finaliza Albernaz.