fbpx

Artigos pagos na Wikipedia são alvo de polêmica | Tecnoblog

Artigos pagos na Wikipedia são alvo de polêmica

Artigos pagos na Wikipedia são alvo de polêmica

O site inglês The Register noticiou sexta-feira passada (12) que Wikipedia teve alguns artigos editados por que um dos seus editores foi pago para isso. Segundo o artigo, um editor da enciclopédia livre publicou no resumo do seu perfil no site Enlance.com (espécie de classificados para empregos e freelas na internet) que “além de conhecer escrita técnica, também sou um administrador da Wikipédia com vários artigos de destaque em meu nome”.

Captura de tela dos

Depois da descoberta, o usuário, identificado apenas como Nicholas_A, mudou a descrição para algo menos glamouroso contendo só suas qualidades como escritor técnico. Mas, ainda assim, é possível ver no seu perfil no Enlance.com quantas vezes ele editou um artigo e qual a quantia que recebeu pelo trabalho.

Dentre os mais recentes, está a criação de uma página para o CEO da ActionCOACH, Brad Sugars, e outra para o site Stereofame.com. A primeira alteração pode ser vista no histórico do artigo na Wikipedia (nesse link) e o segundo está rascunhado no perfil do usuário (nesse link).

A polêmica mais forte, no entanto, gira em torno de uma discussão gerada quando alguns usuários discordaram de Jimmy Wales, co-fundador da Wikipedia. Ele declarou que “irá bloquear qualquer caso [de artigos pagos] que lhe forem mostrados”, mas alguns editores não percebem o conflito de interesses que existe em receber dinheiro para criar ou editar uma página.

Se algum deles estiver lendo isso, quanto custa criar uma página minha? [Slashdot]